NOVA YORK, 13 de outubro /PRNewswire/ -- Empresas de Saúde Sustentável (Sustainable Health Enterprises ? SHE, sigla em inglês) foram agraciadas
o Prêmio Curry Stone Design 2010 pelo desenvolvimento de um absorvente sanitário feito a partir de fibras de folhas de banana, produzido e distribuído localmente. O Prêmio Curry Stone Design concede um dote sem compromisso de US$ 100.000, para seu vencedor anual.
Em muitos países em desenvolvimento, o estigma da menstruação é exacerbado pela falta de produtos sanitários adequados e acessíveis, o que mantém meninas e mulheres longe da escola e do trabalho todos os meses do ano.
Trabalhando com uma série de pessoas e organizações em Ruanda durante os últimos dois anos, a SHE, fundada por Elizabeth Scharpf advogou por mais apoio governamental para o acesso a produtos de higiene femininos, indivíduos educados e grupos de ruandeses, sobre aspectos básicos da saúde da mulher e como ela pode ser melhorada. Isto levou ao desenvolvimento de um protótipo de absorvente higiênico de custo eficiente, feito de fibras de bananeira, e iniciou a organização de um modelo de negócio de microcapital, baseado em franquias, para distribuir estes absorventes com as mulheres empreendedoras locais.
As origens de SHE foram uma consequência lógica dos estudos de graduação de Scharpf na Harvard Business School e sua Kennedy School of Government. Ela aprendeu sobre os temas limitando o acesso das mulheres à educação, enquanto estudava em Moçambique. "Um enorme ímpeto para que eu iniciasse SHE foi distanciar-me to modelo de caridade para o tratamento de temas, no mundo em desenvolvimento", Scharpf diz.
Os outros dois finalistas do prêmio 2010 são:
Maya Pedal é uma organização sem fins lucrativos sediada na Guatemala, fundada por Carlos Marroquin, que inventa e constrói "Bicimaquinas" ? máquinas operadas por pedal, feitas de bicicletas usadas, que fazem alvos domésticos e de agricultura mais rápidos e fáceis para residentes de zona rural com acesso limitado a gás e eletricidade.
ELEMENTAL é uma empresa chilena de design fundada por Pablo Allard, Andres Iacobelli, e Alejandro Arevena, que criaram um design transformador de moradias públicas para a favela Quinta Monroy de Iquique, que contradisse a tendência de deslocar os pobres dos centros urbanos, ao estabelecer unidades duplex em diagonal. A empresa está trabalhando agora para construir habitações similares em cidades do Brasil, Portugal e outros países.
Sobre o Prêmio Curry Stone Design
O Prêmio Curry Stone Design é um prêmio anual concedido a uma pessoa ou grupo pelo desenvolvimento e implementação de uma solução de design revolucionário que aborda necessidades de justiça social na área de acesso a abrigo, saúde, ar limpo, água limpa, comida limpa, educação e paz.
Publicado por: Breno Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário