segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Chega de Poluição!

       
       A empresa chinesa BYD[1]  já produz um veículo elétrico com bateria capaz de percorrer 400 km com apenas uma carga ( o carro se chama e6); o motor elétrico tem 90% de eficiência energética, ou seja, ele permite melhor desempenho do carro, consumido menos energia (em comparação a um motor a combustão interna);  os veículos elétricos e híbridos plug-in, recarregados em tomadas, têm um grande problema a enfrentar, a infraestrutura de abastecimento, a matriz energética não tem capacidade de alimentar uma frota de milhões de carros (MIRANDA, 2001).
       Finalmente os veículos elétricos, inclusive os utilizados para transporte de carga, têm tudo para não serem taxados pelo Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), o que reduzirá em torno de  30% no preço final dos veículos elétricos, o que será um incentivo para acelerar a produção dos veículos elétricos para transporte de carga e atrair novas tecnologias para o Brasil  (MIRANDA, 2010). Leia mais!

Postado por: Breno Ferreira

Automoveis Verdes





No 80º Salão de Automóvel de Genebra, na Suíça, realizado em março de 2010, os carros verdes “ganharam um pavilhão só para eles e com um nome bem sugestivo: pavilhão verde!”, diz  Miranda (2010, p. 1). Na exposição foi apresentado ao público   a Ferrari verde (um modelo 599 GTB Fiorano que reduz em 35% as emissões de CO2, já que seu motor é elétrico, com propulsão a gasolina, com uma potência superior a 100 cv). Leia mais!


Postado por: Breno Ferreira






[1] “Build Your Dream” = construir seus sonhos.

domingo, 19 de setembro de 2010

Carro movido a ar


As soluções contra a poluição já existem! As grandes empresas automobilísticas poderiam abraçar as idéias, implantá-las de fato, a um custo acessível. O fato é que, enquanto a máfia da indústria petrolífera imperar, enquanto existir petróleo, as coisas vão ficar da forma como estão: o ar continuará poluído. O carro movido a ar, como vemos na reportagem, "existe" desde 2008, ano da reportagem. Hoje, o que vemos, no máximo são empresas colocando no mercado (japonês, europeu e americano) carros híbridos (possuem motor elétrico e outro movido a gasolina ou álcool) e, no máximo, elétricos, em baixíssima escala e a preços exorbitantes. Imagina o prejuízo econômico causado pelo tal motor a ar... Teríamos uma nova crise econômica. E esta, com certeza, "prejudica mais" do que uma crise ambiental... Pelo menos para a indústria automobilística. Leia mais.

Postado por Rodrigo de Matos.

Matar a natureza é matar o lucro


Até onde vai a discussão sustentabilidade x publicidade? Independente da resposta, é salutar a atitude de empresas que enxergam na sustentabilidade uma maneira não apenas de preservar a natureza, mas também de preservarem seus negócios. Alheio a inversão de valores (se o fator lucro não estivesse envolvido, será que haveria alguma iniciativa de preservação ambiental?), o mundo agradecerá se mais e mais empresas perceberem que podem lucrar muito através de iniciativas sustentáveis. É o futuro da empresa em jogo. E o do mundo também. Ou vice-versa? Leia mais...

Postado por Rodrigo de Matos

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Construções sustentáveis ganham mercado no Brasil.


Em busca de sustentabilidade os empreendimentos Brasileiros buscam cada vez mais a  certificação ambiental. Essa intensa busca resultou em um crescimento de 75% de 2009 para 2010. A tendência é crescer cada vez mais. saiba mais!

Postado por: Ramon Romão

Metrô de Paris vai aquecer água de edifício vizinho


A ótima ideia é, além de ajudar o planeta é também aproveitar o calor gerado pelos passageiros, vagões e por outras máquinas na estação. A economia  prevista é a redução na conta de luz do condomínio e as emissões de CO2 em mais de 30%. Leia mais.

Postado por: Ramon Romão

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Carro é movido a esgoto

Empresa inglesa GENeco inova: gás extraído do esgoto serve como combustível para automóvel.
Mais uma solução ecológica para a falta de energia que visa a atender as nossas necessidades. 


Postado por: Douglas moreira